Sol e exercícios na pandemia

 Um assunto que deve ser abordado diz respeito aos benefícios que a exposição solar pode trazer para a saúde física e psicológica nos tempos de pandemia. A cautela com a radiação solar sempre deve existir, mas deixar totalmente de tomar sol também não é a melhor opção.

De acordo com a revista americana Consumer Reports, uma pesquisa ainda em andamento sugere que a exposição aos raios solares pode contribuir para a redução do apetite, o risco de obesidade e diabetes tipo 2. "A exposição controlada ao sol ajuda a melhorar o humor, melhora o sono e alguns tipos de doenças dermatológicas e auto-imunes", apresenta a dermatologista Tathya Taranto.  Segundo a médica, a vitamina D aumenta a absorção do cálcio, sendo responsável pela massa óssea dos indivíduos, ajuda a prevenir doenças como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e está associada  ao ganho de massa muscular. "A vitamina D também fortalece o sistema imunológico, melhora o equilíbrio e ajuda na saúde cardiovascular". 

“É extremamente essencial promover a absorção de cálcio, mineral que ajuda a manter os ossos fortes”, apontou Clifford Rosen, pesquisador do Maine Medical Center Research Institute, nos Estados Unidos. 



A produção de vitamina D, é aumentada com a exposição solar e está associada à liberação de serotonina e endorfina pelo cérebro. A deficiência de serotonina tem sido relacionada a problemas como depressão, estresse, enxaquecas e até mesmo Alzheimer. Já a endorfina está associada à prática de exercícios físicos. A sensação de prazer e bem-estar proporcionada pela endorfina ao tomar sol é praticamente a mesma sentida após a prática de alguma atividade física. Aliar exercícios e energia solar é como um elixir de positividade e força.


A luz solar também melhora a qualidade do sono pois ao atingir os olhos, o nervo óptico envia uma mensagem para a glândula no cérebro que produz melatonina, hormônio que auxilia o sistema do sono diminuindo a sua secreção até que o sol se ponha.



“É difícil quantificar a quantidade de tempo ideal, já que a pigmentação da pele afeta a quantidade de radiação UV que absorvida, mas é muito menos do que você precisa para obter uma queimadura solar”, explicou Robyn Lucas, professor da Escola de Medicina e Saúde da Universidade Nacional Australiana na Austrália.

Aproveite o espaço ensolarado da casa, não só para melhor acomodar as plantas, ótimas companhias, mas também para liberar toda essa explosão de prazer e bem estar, que nos leva  a uma vida com mais saúde física e emocional. Faça mais por você, sol é vida.


Para deixar o seu dia mais iluminado, assista e inspire-se. Este vídeo traz uma coletânea de imagens de Vila Velha - E.S. feitas por Bruno Penna em passeios de bicicleta com seu pai pela cidade.



Deixe seu comentário com ideias para futuras publicações e inscreva-se para receber nossas próximas  postagens.

Boa sorte!



Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda