Outubro Rosa - AME, CUIDE E PREVINA

 Estou desde o mês de Abril sem postar nada por aqui, onde alguns acontecimentos mudaram toda minha rotina e me trouxeram questionamentos sobre como estou vivenciando minhas escolhas e experiências e se tenho conseguido tirar o melhor de mim mesma. Toda essa carga de questionamentos têm consequências que se não trabalhadas por mim mesma vão deixar lacunas de "faltas" emocionais que em algum momento, explodirão em transtornos. Busquei trabalhar em mim a busca por uma essência "infantil" que sempre esteve comigo e que a muito tempo estava adormecida, decidi colocar toda a minha criatividade para tornar meus dias e minhas tarefas mais prazerosas.

Como parte disso, escolhi voltar a escrever no meu blog agora no mês de Outubro, por trazer com ele as cores da primavera e o sobrenome Rosa, minha cor favorita. 

Este sobrenome tem o intuito de apresentar o Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. É, ainda, um movimento que acolhe, demonstrando apoio emocional e físico — o que pode ser reforçado com a oferta de saúde assistencial.


Como forma de informar e participar dessa campanha, neste post venho apresentar informações importantes sobre a prevenção do câncer de mama.


Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: 


- caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; 

- pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).


Fatores de risco


Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são:


Comportamentais/Ambientais


  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa

  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)

  • Consumo de bebida alcoólica

  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)

  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax


Aspectos da vida reprodutiva/hormonais


  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos

  • Não ter filhos

  • Primeira gravidez após os 30 anos

  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos

  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)

  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos


Hereditários/Genéticos


  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem

  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

  • A mulher que possui esses fatores genéticos têm risco elevado para câncer de mama.

Não deixe de fazer o autoexame, conecte-se consigo mesma, vamos aprender a nos olhar com muito mais Amor e com bastante calma para que possamos perceber o que nos afeta de forma mais natural e saudável. 


A partir de agora vou buscar trazer à tona o espírito libertador e propulsor, e conto com a participação de vocês, pois sei que podemos passar a compreender melhor como viver de forma positiva e produtiva se trabalharmos juntos. Vou partilhar aqui meus conhecimentos em arte digital, moda e bem-estar, trazendo como foco minhas vivências, para que com minhas experiências e a troca de informações vinda da participação de vocês, possamos criar laços e propagar positividade.


Deixe sua sugestão para próximas publicações nos comentários e compartilhe para ajudar neste projeto.

Comentários

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda