Será que você também está sofrendo com esse transtorno?

 Quanto tempo leva para se obter uma dose da natureza alta o suficiente para fazer as pessoas sentirem-se saudáveis e terem uma forte sensação de bem-estar?

Mosteiro Zen Budista - Espírito Santo

Um crescente corpo de pesquisa aponta para os efeitos benéficos que a exposição ao mundo natural tem sobre a saúde, reduzindo o estresse e promovendo a cura.

“Quando eu escrevi Last Child in the Woods, em 2005, esse não era um assunto quente”, disse Richard Louv, jornalista de San Diego, cujo livro é amplamente creditado por desencadear esse movimento e que cunhou o termo Transtorno de Déficit de Natureza. “Esse assunto foi praticamente ignorado pelo mundo acadêmico. Eu pude encontrar 60 estudos que eram bons estudos. Agora, está prestes a passar mais de 1.000 estudos, e eles apontam numa direção: a natureza não é apenas agradável de se desfrutar, mas também é essencial para a saúde física e o funcionamento cognitivo”.

Central Park -Nova York 

Num estudo com 20.000 pessoas, uma equipe liderada por Matthew White, do Centro Europeu de Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter, descobriu que pessoas que passavam duas horas por semana em espaços verdes – parques locais ou outros ambientes naturais, todos de uma só vez ou espaçados em várias visitas – eram substancialmente mais propensos a relatar boa saúde e bem-estar psicológico do que aqueles que não o fazem. É sabido que ficar ao ar livre na natureza pode ser bom para a saúde e o bem-estar das pessoas, mas até agora não conseguimos dizer quanto é suficiente”, disse White. 

Jardim Botânico - Rio de Janeiro 

Sara Weber, professora de Medicina da Família na Universidade de Michigan, observou que não existem “estudos randomizados ( processo que procura a tendência para a igualização das estimativas ) e controlados” sobre os efeitos da natureza na saúde humana. No entanto, existem estudos epidemiológicos e medições de antes e depois da exposição à natureza, e os resultados desta pesquisa são robustos, disse ela.

Num recente artigo, 26 autores estabeleceram uma estrutura para criar um papel formal para os impactos positivos que a natureza tem na saúde mental e formular um modelo para conservar a natureza nas cidades e integrá-la ao planejamento desses efeitos à saúde. “Entramos no século urbano, com dois terços da humanidade projetados para morar nas cidades até 2050”, disse Gretchen Daily, Diretor do Natural Capital Project da Stanford University.

Seguindo o projeto de integrar a natureza no cotidiano dos centros urbanos, visualizo que começar de dentro das nossas casas para fora, seria como uma mudança interna. Transformar sua casa em um ambiente de contemplação e que transmite o bem-estar traz benefícios não só aos moradores, mas também a todos a sua volta. O simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem (plantar, regar, adubar, cortar, etc ) transforma-se em momentos terapêuticos, de contemplação, autoanálise e energização, principalmente para pessoas com rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia.

Além de cultivar plantas comuns, como as samambaias, espadas de São Jorge, suculentas e flores diversas, você também pode montar uma horta caseira ou pomar com frutas, legumes e verduras, além de diferentes vegetais. Essa, inclusive, é uma ótima forma de se alimentar, incluindo a satisfação de ter participado de alguma forma dessa simbiose. Por isso, além de praticar um hobby mais relaxante, cuidar da sua rotina de alimentação, vai estar exalando bem-estar e positividade.

Bom, a natureza é sábia e solidária, compartilha sua beleza e nos dá alimento, aproveite e faça parte da rede felicidade. Aqui estamos fazendo assim, cuidando e aproveitando os presentes de todos os dias. Meu pé de carambola, flores e frutos. Que seja uma inspiração para seu dia e que você possa sentir-se feliz e abençoado.

E esse vídeo vai pra você que já está "imerso" na natureza e precisa de uma ajudinha com a poda de suas árvores. Clica no vídeo que ele vai apresentar como deve-se fazer a poda respeitando a vida que ali existe.

Não esqueça de compartilhar e deixar um comentário.

Boa sorte!


Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda