Guarda roupa Cápsula, o que é essa ideia consciente

 A responsabilidade ambiental ganha espaço na moda, mas o desejo de renovar constantemente o guarda-roupa persiste.


Mesmo se recorrermos a todas as formas de customização, transformação de peças antigas de seu guarda roupa que vão ficar novas novamente, a troca de peças com amigas, doação, venda em sites ou brechó, tudo isso é válido quando pensamos em nos adaptar a novas rotinas e conceitos de vida.


E uma nova onda que vai trazer reflexão e bem-estar a longo prazo está chegando e ela está ligada a esses dois conceitos, moda e responsabilidade ambiental. Seu nome é guarda roupa "Cápsula".

Porquê esse nome? Por que tem como característica ser pequeno, com um número limitado de peças. Então entenda, será que acabou a maré do look do dia? Será que vai ter criatividade suficiente para acessórios infinitos?

Porque? Onde você só vai poder ter coisas necessárias o que vai ser maior vai ser sua consciência.



E quando falamos em guarda-roupa cápsula, surge outro conceito que se liga diretamente a ele: o conceito de moda consciente e minimalista. A moda consciente é a tendência da vez.

Seguir a tendência do guarda-roupa cápsula é adotar uma forma de consumo mais consciente e sustentável, colaborando em mudanças de prioridades de onde gastar seu suado dinheiro e também com o meio ambiente. 



A qualidade das roupas diminuiu, e elas passaram a ser mais descartáveis nos últimos anos. Em uma média global, o consumidor usa uma roupa apenas sete vezes antes de jogar fora ou doar. Há 15 ou 20 anos, este número era mais que o dobro, diz o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege.


O chefe da Malwee enfrentou a pandemia vendendo pijamas e roupas fitness, produzindo máscaras, EPI (equipamentos de proteção individual) e aventais. Diz que a reforma tributária precisa vir com urgência porque os impostos sufocam a economia.



Se você quiser ler ou assistir a entrevista completa com Guilherme Weege, clique aqui e saiba um pouco mais sobre o que a Malwee está fazendo para enfrentar as dificuldades do momento e como se iniciou seu pioneirismo na moda consciente no Brasil.



Eu gosto e já estou me adaptando a mais essa tendência dos novos tempos. Por isso vale muito mais ter menos peças, com as quais você se identifica, do que um monte de roupa que você não usa hoje e não vai usar amanhã.


O conceito de armário-cápsula serve principalmente para otimizar o seu guarda-roupas, tornar o vestir prático e melhorar a sua relação com a própria moda, considerando muito mais a durabilidade e a qualidade das peças.


Quer saber como montar a sua cápsula de roupas.


E você o que pensa sobre este assunto? Deixe seu comentário para essa ou ideias para futuras publicações.

Boa sorte!



Comentários

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda