Jardim passo a passo

 Até mesmo os cantinhos minúsculos pedem, podem e merecem receber o jardim, cantinho verde, plantas. Há espécies que se adaptam a diversos lugares, sendo possível cultivar um jardim pequeno com grande variedade de plantas.

Para fazer do jardim um lugar bonito não é preciso muitos dinheiro, basta organizar etapas de trabalho, escolher os itens essenciais para seu ambiente e ter bom gosto na escolha das plantas e sua organização.

Plantas além de trazerem vida à decoração, são uma forma de ampliar o contato com a natureza e, consequentemente, o bem-estar de quem vive nos centros urbanos. Os jardins propiciam diversos benefícios, mentais e físicos para todos os que utilizam o ambiente.

É necessário lembrar-se que diferentemente de um quadro ou tapete, as plantas demandam atenção constante. Planta não é um objeto, é um ser vivo, precisa de cuidados.


Se já está decidido e quer colocar a mão na massa vamos ao passo a passo que vai ajudar você a preparar o seu jardim:

Passo 1 - LOCAL

O primeiro passo para você montar um jardim é a escolha do local. Lembre-se, planta é um ser vivo e que precisa de cuidados especiais como acesso a luz solar, cuidados diários e espaço para crescer. Área externa, canteiro, vertical, horizontal, não importa, valorize luminosidade e ventilação. 

Passo 2 - PLANTAS

Antes de escolher os tipos de plantas, pense na quantidade de sol que bate na área do seu jardim. Áreas com muito sol são aquelas que recebem luz solar o tempo todo. Já o local meia sombra é aquele que recebe de duas a três horas de sol. Já os ambientes sem luz não possuem luz solar diretamente, mas tem a própria claridade natural. Então, além da incidência de luz natural, é importante que os espaços estejam sempre bem arejados. A variedade de cores da folhagem, o volume, o comprimento, da textura e profundidade vem o equilíbrio. O tamanho das plantas é importante para que se adequem ao espaço e lembre-se, plantas precisam de espaço para crescer.



Passo 3 - TERRA

 A terra vegetal com adubo orgânico é uma mistura que pode ser usada para a maioria das plantas. A borra de café é um fertilizante natural muito bom que pode ser usado diretamente no solo com a terra ou ser diluído em água e usado para borrifar as plantas e flores. Você também pode utilizar cascas de frutas e verduras como adubo natural no seu jardim.

Passo 4 - DECORAÇÃO

Com suportes é possível pendurar vasinhos e criar um verdadeiro jardim flutuante em qualquer ambiente.

Utilizar as pedrinhas e gramado como piso é uma boa opção para ter um jardim bonito e clean, explorar diferentes noções de textura e profundidade com variedade de espécies.

Utilize vasos para decorar o local, lembrando que para quem mora em apartamento é a maneira mais prática de conservar um jardim. Tenha em mente que vasos são itens que não podem ser mudados toda hora de lugar.

Outra dica, seguindo a lógica de simular "a mata", pulverize as folhas com a ajuda de um borrifador criando um ambiente úmido e deixando as plantas ainda mais vistosas.

São quatro passos que se seguidos fazem a diferença na manutenção diária, bem estar das plantas e na beleza final esperada, isso para qualquer tamanho de jardim. Seja numa xícara ou na maior parte do terreno, um jardim perfeito é o mínimo que queremos.

Gostou da matéria, deixe seu comentário para novas publicações. Boa sorte!


Comentários

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda