Readequação de ambientes

 Segundo o levantamento realizado pela Archademy, startup de arquitetura, mais de 85% dos profissionais da área geraram propostas durante o isolamento provocado pela pandemia; pedidos focam na readequação de espaços de convivência em residências e empresas.


Isso sem falar das pessoas que não buscam o auxílio de um arquiteto, de longe vemos o reaquecimento no mercado.

Esse aquecimento se dá, principalmente, pela busca de reformas ou de mudanças nas residências para valorizar ambientes que sejam práticos e eficientes. 

Antes o aspecto visual da residência era o ponto principal, agora o assunto é a manutenção e a praticidade dos espaços, onde se poderá cuidar da casa sem ajuda de funcionários.


Nas residências, por exemplo, 59,5% dos pedidos eram de reformas no layout geral da casa. Destes, 50,5% abrangiam adaptação da casas para home office, enquanto 47,5% envolviam a adequação dos espaços de convivência da família, e 21,5% incluíam a reformatação de cômodos para as crianças. 


Como ideia crescente no mercado, as construtoras começarão a incorporar mudanças na planta dos imóveis, priorizando ambientes mais integrados e até amplas janelas para melhorar a iluminação e a ventilação natural.


Ambientes com maior procura por mudanças:

  • Criação de um home Office



Aproveitar um cantinho da sala de estar ou do quarto para criar um escritório improvisado foi uma das tendências que surgiu durante a quarentena e esta é uma das alterações que deve continuar mesmo em um cenário pós-pandemia. 


  • Novo aproveitamento do hall de entrada



Por conta do novo comportamento com a higienização causado pela pandemia, a entrada das casas agora ganhou um espaço de desinfecção, em muitos casos acompanhado de um móvel para deixar o sapato, para colocar as máscaras e um aparador com um vidro de álcool em gel.


  • Valorização da varanda



A decoração da varanda também mudou durante a quarentena, tornar o espaço mais confortável, um espaço de confraternização com mesas e sofás e além disso, as plantas também ganharam mais espaço na decoração deste cantinho.

  • Procura por espaços de exercícios e lazer


Aparelhos de academia, pesos, itens para um cantinho de ioga, adaptação da casa para a pratica de exercícios.

  • Local de estudo para crianças e adolescentes.



Geralmente adaptado dentro dos quartos, este espaço foi criado de forma muito semelhante ao local de home office, boa parte das pessoas optaram por comprar um móvel e improvisar este espaço no lugar de realizar uma grande reforma. 

Aproveite as dicas e transforme aquele cantinho que ainda falta.
Boa semana e boa sorte!

Comentários

Mais visitadas

Ao vivo e a "CORES"

Organizando a casa toda