Tecidos e tramas naturais




Para o desenvolvimento de trabalhos manuais e de artesanato estamos sempre procurando novidades, mas as tramas naturais e tecidos são de grande utilização para o artesão.
Ao abordar este tema me trouxe a nescecidade de conhecer as mais variadas tramas e tipos de tecido para saber quais seriam sua melhor aplicação.

Vou apresentar algumas informações:

As fibras são resistente, mas como todo material natural, necessitam de cuidados e manutenção. Não podem ficar expostas ao tempo, com sol e chuva constantes. E necessitam de proteção como selador e verniz de acabamento, que devem ser aplicados de tempos em tempos, isso vai depender do tipo da fibra.

E é por causa disso que hoje em dia as fibras sintéticas estão quase dominando o mercado, devido à preferência que dão a ela pela sua praticidade, necessitando menos cuidados e manutenção. 

As principais diferenças entre os tipos de fibras naturais são: as plantas e regiões que dão origem a cada uma delas, o tipo de tratamento que elas recebem para serem aplicadas nos móveis e artefatos, e a forma como elas são aplicadas neles (trama, amarração, estrutura, etc).
Resumo dos principais tipos:

APUÍ  - é uma planta amazônica do gênero Fícus, comumente chamada de cipó. Por ser uma fibra rígida  é usada na estrutura dos móveis, normalmente amarrada com o rattan ou junco, diferente da maioria das outras fibras, que são aplicadas nos móveis em forma de trama.

JUNCO - Existem aproximadamente 3000 espécies de junco. Plantas típicas de terrenos alagadiços, a mais usada no Brasil é a Heteropsis Spruceana, retiradas da selva amazônica. Usado em forma de trama, ele é uma fibra extremamente forte e resistente. É a mais usada em confecções de móveis e objetos.

PALHA - a mais comum de todas, é usada em milhões de coisas, normalmente em forma de tramas...que também varia muito. Isso porque a palha não vem exatamente de uma planta específica. A fibra é feita com a folha seca das plantas gramíneas, então sua variedade de tramas, espessuras, aplicações e etc vai depender da planta que foi usada. 


TABOA se encaixa aqui, por ser um tipo de palha muito usado em móveis e artesanatos. Ela é originada por uma planta aquática, típica de brejos que cresce nas margens de lagos. 

VIME - as plantas que originam o vime são do gênero Salix (Salgueiro / Chorão), plantas que gostam de solo úmido e temperaturas mais baixas, sua maioria se encontra em regiões da África do Sul, Ásia, Europa e sul do Brasil. As características dos artefatos feitos de vime são resistência e leveza, por isso ele é utilizado por exemplo, na confecção dos cestos de balões, moisés para carregar bebês e cestos de piquenique, entre outras coisas que precisam dessas características. Usa-se artefatos de vime desde a antiguidade e existem cultivos de vime.

RATTAN - é originário de uma planta da Ásia e da Oceania, a Callamus rotang, rottin em francês, rotting em holandês e rotim em português. Ele é usado em forma de trama, tem o aspecto bem parecido com o tramado do junco, acho que por causa disso, aqui no Brasil, muitas vezes é chamado de junco ou até de vime. Da família dos bambus, o rattan também pode ser usado  na estrutura dos móveis quando estiver na fase adulta.

MALACCA- as vezes acaba sendo chamada de Rattan, pois a planta que origina essa fibra é a Callamus scipionium, parecido com o nome científico do rotin, porém os dois aplicados em móveis ficam com visuais completamente diferentes. Também é da família dos bambus, originária da Ásia. 


CANA-DA-ÍNDIA - assim como o apuí, a cana-da-índia por ser robusta, é usada na estrutura dos móveis, misturadas com outras fibras para revestir e amarrar. Ela também é uma espécie de bambu típica de climas tropicais, Canna indica, mas com caules bem robustos e de tamanhos uniformes. Os móveis feitos com a cana-da-índia são extremamente resistentes e duráveis, se conservados do modo certo. Foram muito usados na década de 70.

SISAL - é uma corda feita da fibra das folhas da Agave sisalana, uma planta originária do México e também encontrada aqui no Brasil nas regiões da Bahia e da Paraíba. Com essa corda é possível fazer tapetes e carpetes. Muitas vezes em tramas com outras fibras, como lã, algodão ou cordão de couro. 
Existe o "sisal" sintético que é uma fibra de material sintético cuja a trama fica muito parecida com a natural, mas o material é visivelmente diferente. Serve como opção para quem gosta de mais praticidade, e é muito bonito também, porém acho bem diferente do sisal natural.

Já para os tecidos a variedade de tramas e tipos de fio vão variar e com isso temos uma infinidade de variações para sua aplicação.


Tecidos planos   
São resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido transversal ao comprimento do tecido são chamados de fios de "trama" e os fios dispostos no sentido longitudinal são chamados de "urdume".

Quanto ao tecimento, podem ser divididos em sub-classes:

Tecidos simples – tecidos formados por um conjunto de fios de urdume e um conjunto de fios de trama;
Tecidos compostos – mais de um conjunto de fios de urdimento e um ou mais conjuntos de trama;

Tecidos felpudos   

São tecidos compostos, cuja superfície apresenta felpas salientes, inteiras ou cortadas;

Tecidos Leno ou giro-inglês   

São tecidos em geral muito porosos e cujos fios de urdimento se entrelaçam com as tramas, e também com outros fios de urdimento.

Tecidos jacquard   

São tecidos simples ou compostos, que apresentam grandes desenhos obtidos pela diferença de ligamentos usados e/ou pelo uso de fios coloridos.

Tecidos  Malha  

É uma superfície têxtil, formada pela interpenetração de laçadas ou malhas que se apoiam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios. Dividem-se em:

Por trama – são tecidos de malha obtidos a partir do entrelaçamento de um único fio, podendo resultar num tecido aberto ou circular
Por urdume – são tecidos de malha obtidos a partir de um ou mais conjuntos de fios, colocados lado a lado, à semelhança dos fios de urdume da tecelagem plana

Tecidos Mistos   

São tecidos de malha por urdume ou trama com inserção (lay-in) periódica de um fio de trama, objetivando dar melhor estabilidade dimensional ao tecido. É também conhecido como malha laid-in.

Tecidos  Tramados  

São produzidos em máquinas de malharia por urdume, chamadas tramadeiras, e são muito similares ao tecido plano, com a diferença que os fios de urdume são substituídos por colunas de malha. Com este tecido ganha-se em produção, pois a velocidade da tramadeira é muito superior ao do tear plano.

Nonwoven ou não tecido   

São tecidos obtidos através do entrelaçamento de camadas de fibras que se prendem uma as outras por meios físicos e/ou químicos, formando uma manta contínua. Podem ser:

Feltro - é o tecido resultante do entrelaçamento de fibras de lã ou similares, através da ação combinada de agentes mecânicos e produtos químicos;
Folheado - é o tecido feito a partir de um véu de fibras têxteis, não feltrantes, mantidas juntas por meio de um adesivo ou por fusão de fibras termoplásticas. Apresenta três tipos: com as fibras orientadas, com as fibras cruzadas e com as fibras dispostas ao acaso.

Tecidos especiais   

São aqueles obtidos por processos dos quais resulta uma estrutura mista de tecido plano, malha e não-tecido, ou ainda, como resultante de soluções de polímeros de fibras aplicadas aos tecidos. Podem ser:

Laminados - são estruturas obtidas pela colagem de dois tecidos diferentes ou pela simples aplicação de um impermeabilizante químico a um tecido qualquer.
Malimo - estes tecidos levam o nome da máquina onde são produzidos. É uma estrutura obtida pela sobreposição, sem entrelaçamento, de camada de urdimento sobre a camada de trama e cuja amarração é obtida por uma cadeia de pontos de malha.

Firmes   

Não são estruturas têxteis, aproximando-se mais da textura do papel. São todavia, produzidos a partir de soluções de fibras têxteis, mais freqüentemente de náilon. Podem aparecer isolados ou laminados com outro tecido.

Neste link você encontra informações valiosas sobre tecidos de uma forma geral. São fotos e informações que vão abrir seus horizontes na hora de montar suas peças.
Trabalho apresentado no SENAC 2018.

Para quem gosta de uma boa leitura:
Este livro é uma pesquisa histórica bem costurada que mostra toda a evolução da principal matéria-prima da vestimenta, dos primitivos tramados feitos manualmente de galhos e folhas aos mais avançados métodos de tecelagem; das fibras naturais aos fios... 
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